A Bacopa Monnieri é uma planta asiática que tem sido usada por milhares de anos para tratar doenças neurológicas. É considerada de baixíssima toxicidade, desde que usada nas doses adequadas, embora algumas pessoas possam experimentar desconforto gástrico com dosagens mais altas. É importante ter cuidado especial com crianças abaixo de 12 anos, gestantes e lactantes, que devem usar a planta com supervisão médica. Como é uma planta filtradora, pode acumular metais pesados, portanto, é recomendável adquiri-la em farmácias de manipulação confiáveis. O extrato seco padronizado, disponível nessas farmácias, é recomendado na dose de 300mg a 500mg por dia, com tratamento mínimo de 30 dias para resultados eficazes.
A Bacopa Monnieri demonstrou eficácia no tratamento de doenças neurológicas, como Alzheimer, auxílio no aprendizado, concentração, demência e perda de memória.
Toxicidade
Baixíssima toxicidade, usada nas doses adequadas, mesmo em uso contínuo. Em testes com seres humanos, com dosagens mais altas, alguns sentiram desconforto gástrico.
Cuidados
- Crianças abaixo de 12 anos de idade não devem usar sem acompanhamento pediátrico.
- Crianças acima de 12 anos, em dosagens de 150mg por dia.
- Gestantes e lactantes devem usar com acompanhamento médico.
- Planta filtradora, pode acumular metais pesados. Por isso, é importante buscar adquirir de farmácias de manipulação.
Usos
Interno
Extrato seco padronizado, nas farmácias de manipulação: de 300mg a 500mg por dia. É necessário que seja feito tratamento por no mínimo 30 dias para ter efeitos.
- Neurológico: testes demonstraram tratamento potente de
- Alzheimer: ótimos resultados para recuperação e prevenção. Pode ser utilizada junto com chá de sálvia, também potente auxiliar nesse tratamento.
- Auxílio no aprendizado.
- Concentração.
- Demência.
- Perda de memória.
Informações de: Daniel Forjaz (Autor da Própria Saúde)