Brilhantina (Pilea microphylla)
Nomes populares: Brilhantina, dinheirinho.
A Brilhantina, também conhecida como dinheirinho, é uma planta que comumente cresce em cantos de muros e sobre vasos. Por ser muito invasiva, é tratada como planta daninha e sempre arrancada e descartada… Mas vamos mostra que ela tem uma propriedade incrível.
Não possui toxicidade quando utilizada nas doses apropriadas, porém é importante evitar seu uso em crianças com menos de 1 ano sem supervisão médica e em gestantes sem acompanhamento médico. Internamente, pode ser consumida na forma de infusão, oferecendo benefícios como redução do colesterol, controle do diabetes, proteção hepática e capacidade de inibir os efeitos da radiação solar e da radioterapia. Um estudo demonstrou que seu uso por 30 dias resultou em significativa redução do peso corporal, triglicerídeos e colesterol total.
Toxicidade
Sem toxicidade, usada nas doses adequadas.
Cuidados com o uso da Brilhantina
- Crianças abaixo de 1 ano de idade não devem usar sem acompanhamento pediátrico.
- Gestantes não devem usar sem acompanhamento médico.
Usos – para que serve a Brilhantina
Interno
Infusão: ferver água, colocar sobre as folhas (1 colher de sobremesa por xícara de água) e aguardar 5 minutos
- Colesterol: estudo demonstrou que o uso do chá da brilhantina por 30 dias conseguiu baixar significativamente o peso corporal e reduziu significativamente os níveis de triglicérides e de colesterol total.
- Diabetes: reduz os níveis de açúcar do sangue, sem interferir nos níveis normais. Protege e estimula o funcionamento do pâncreas.
- Hepatoprotetora: protege o fígado.
- Câncer e radiação solar: o chá da brilhantina consegue inibir em até 80% os efeitos da radiação sobre as células e órgãos internos. Isso é incrível!
Informações de: Daniel Forjaz (Autor da Própria Saúde)