Carqueja (Baccharis trimera)

image_pdfimage_print

A Carqueja, conhecida cientificamente como Baccharis trimera, apresenta baixíssima toxicidade quando utilizada nas doses adequadas. Crianças menores de 1 ano devem utilizar somente com supervisão médica, assim como gestantes e lactantes. Internamente, recomenda-se a infusão das folhas, utilizando uma colher de sobremesa para cada xícara de água, de 2 a 3 xícaras por dia. Para que serve a carqueja: possui diversas propriedades benéficas, sendo um ótimo anti-inflamatório para o sistema digestivo, eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue para pessoas com diabetes, e indicada para tratar condições como gastrite, azia, refluxo, queimação, sendo também analgésica. Além disso, possui ação hepatoprotetora, protegendo o fígado e auxiliando na desobstrução da vesícula, e fortalece a digestão, promovendo um melhor funcionamento do sistema digestivo.

Toxicidade

Baixíssima toxicidade, usada nas doses adequadas.

Cuidados

  • Crianças abaixo de 1 ano de idade não devem usar carqueja sem acompanhamento pediátrico.
  • Gestantes e lactantes devem usar com acompanhamento médico.

Usos – para que serve a Carqueja

Interno

Infusão: chá das folhas (1 colher de sobremesa para cada xícara de água). 2 a 3 xícaras por dia. Sugestão de compra: https://amzn.to/3uSEZzL

  • Anti-inflamatório: o chá de carqueja é ótimo para tratar inflamações do sistema digestivo.
  • Diabetes: controla os níveis de açúcar no sangue.
  • Gastrite, azia, refluxo, queimação: a carqueja é muito eficiente no combate à gastrite, azia, refluxo e queimação. É também analgésica. Recomenda-se combinar com erva-baleeira e tanchagem.
  • Hepatoprotetora: a carqueja protege o fígado e promove a desobstrução. Idem para a vesícula.
  • Sistema digestivo: fortele a digestão, auxiliando no processo.

Externo

Nada conhecido.

Informações de: 

Deixe uma resposta

Rolar para cima